estresse e seu coração, sintomas, causas e tratamento

10 de novembro de 2015 at 3:18

O estresse é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Mas você sabia que ele pode impactar sua saúde cardíaca? De acordo com pesquisas o estresse afeta o coração. O que ocorre é que o estresse libera um hormônio chamado de adrenalina, fazendo com que seu coração responda imediatamente. Assim, o estresse desencadeia uma série de consequências negativas para a sua saúde.

dor no peito

Primeiro, ocorre um fato, uma situação estressante que geralmente é perturbadora, mas não é prejudicial. O corpo reage a ela pela liberação de adrenalina, que faz com que a sua respiração e a frequência cardíaca acelerem e a pressão arterial suba. Essas reações físicas acontecem para preparar a pessoa para lidar com a situação, seja enfrentando ou fugindo dela.

O estresse afeta o coração e pode levar a outras doenças

O Médico psiquiatra Dr. Marcelo Maroni Saraiva explica que “O estresse afeta o coração por diversos motivos, em parte por conta dos fatores fisiológicos como liberação de hormônios, alteração no batimento cardíaco e elevação da pressão arterial e também pelo comportamento do individuo, falta de sono, uso de bebidas alcoólicas, tabagismo e a alimentação inadequada. Se processo do estresse é muito longo a pessoa fica exposta a todos esses fatores em conjunto durante este tempo, por este motivo é fundamental o tratamento do estresse em todos os seus níveis”.

stresse no transito

As causas exatas da hipertensão são desconhecidas, mas alguns fatores contribuem para isso.

Por exemplo: excesso de peso, alimentação com muito sal, falta de atividades físicas e consumo de álcool em excesso. O estresse crônico ainda pode enfraquecer o sistema imunológico e causar sintomas físicos desconfortáveis, como dor de cabeça e problemas de estômago.

Doenças causadas pelo estresse

- Transtornos alimentares

- Depressão

- Ansiedade generalizada

- Doenças cardiovasculares

- Síndrome do Cólon Irritável

- Prisão de ventre

É importante compreender que o stress é uma ferramenta natural do organismo baseado no sistema de luta ou fuga, o problema é que devido à vida agitada que temos, as situações estressantes se repetem durante todo o dia e nosso organismo fica constantemente em prontidão para reagir, e é esse processo físico que prejudica nosso corpo. Levando ao aparecimento de diversas doenças que foram citadas acima.

excesso de comida

Existem situações que o estresse está tão elevado que somente respirar fundo não será suficiente para controlá-lo e os sintomas físicos podem ser muito fortes, desmaios, tontura, pânico etc. Nestes casos se faz necessário uma ajuda médica especializada para que o quadro do paciente se estabilize, depois o individuo precisa identificar os fatores que o levam ao estresse e aprender a lidar, melhorar sua qualidade de vida e amenizar ao longo do tempo os efeitos do estresse.

falta de sono

“Uma dose de estresse se faz necessário em alguns momentos, mas quando passa a interferir de maneira negativa na vida do indivíduo, deve ser tratado para não causar outros males”, ressalta o Dr.Marcelo Maroni Saraiva.

O Dr. Marcelo Maroni Saraiva é especializado no tratamento do estresse e da ansiedade

Agende sua consulta pelo: (41) 3606-4226