Tratamento para ansiedade generalizada

26 de novembro de 2015 at 1:45

Quantas vezes você já se sentiu mal diante de situações que lhe provocavam medo,expectativa ou incerteza? As reações de ansiedade se manifestam nos momentos que antecedem eventos como: uma entrevista de emprego, o nascimento de um filho, uma cirurgia difícil, dentre outros. Nessas situações, a ansiedade aparece sinalizando que há um desafio a ser enfrentado, o que para muitas pessoas pode ser uma catástrofe iminente.

viva sem ansiedade

Conforme o Dr. Marcelo Maroni, médico psiquiatra na cidade de Curitiba, a ansiedade é caracterizada pela precipitação de situações e pensamentos descontrolados, sempre associados a algum mal que possa ocorrer. A atual crise financeira do Brasil tem desencadeado milhares de casos de ansiedade, em função da preocupação dos brasileiros em manter os seus empregos e pagar suas dívidas.

Quando um quadro de preocupação excessiva ou apreensão se instala, a pessoa deve procurar ajuda médica.Os sintomas mais comuns são: inquietação, irritabilidade, fadiga, tensão muscular, taquicardia, falta de ar, sudorese, dificuldade de concentração e aumento da pressão arterial. Conforme o Dr. Marcelo Maroni Saraiva, a ansiedade tem causas multifatoriais, como traumas atuais ou passados, estresse, a maneira como a pessoa foi educada pelos pais e até mesmo doenças orgânicas como a hipertensão, por exemplo. ”

ansiedade prejudica a vida

É importante deixar claro que geralmente o nível de ansiedade não é proporcional as situaçõesque geraram o transtorno. A ansiedadecausa um grande sofrimento e prejudicaa vida profissional e pessoal de uma pessoa.Ela atinge homens, mulheres, idosos e crianças, ou seja, todas as faixas etárias.

Tratamento da ansiedade

Épreciso definir o tipo de ansiedadepara determinar um tratamento mais específico, pode ser TOC, fobia social ou síndrome do pânico, por exemplo. O foco principal está em controlar os sintomas para proporcionar melhor qualidade de vidapara a pessoa. Segundoo Dr. Marcelo Maroni, o tratamento apropriado pode ser desde medicamentos,até hipnose e terapia.

Dicas para controlar a ansiedade

- Praticar exercícios físicos e atividades de relaxamento.

- Ter uma boa alimentação e boas noites de sono.

Considerações finais

“A ansiedade causa consequências graves em relacionamentos sociais e profissionais, bem como para a saúde mental e física. A ansiedade é um empecilho na vida de muita gente, pois interfere na realização de vários desejos. É fundamental entender o que o corpo está transmitindo, destaca o Dr. Marcelo Maroni, médico psiquiatra na cidade de Curitiba”.