Mitos sobre a hipnose

9 de outubro de 2014 at 1:56

© Copyright 2012 CorbisCorporationMitos sobre a hipnose

A hipnose é causada pelo poder do hipnotizador?
A hipnose é um processo fisiológico e biológico, potencializado por métodos de indução.

O hipnotista controla o desejo do paciente?


O hipnotista oferece sugestões, e o hipnotizado segue, desde que não seja contra o seu código moral ou seu instinto vital.

Pode-se tornar dependente da hipnose?


Apesar de ser um processo extremamente agradável, a hipnose não causa dependência, entretanto é necessário escolher um profissional idôneo, para não correr o risco de que o mesmo aja de má-fé.

A pessoa pode não voltar do transe?


Caso, por algum motivo, o hipnotista não tire o sujeito do transe, ou o sujeito tenha dificuldade para sair, ele não fica preso no mesmo. A mente do sujeito vai conduzi-lo ao sono fisiológico, e ele vai acordar espontaneamente, de acordo com as sua necessidade de sono.

A pessoa fica inconsciente e/ou dorme em transe?


Durante o transe, o sujeito relata que ouve tudo, sabe o que está acontecendo, porém quando tenta se movimentar, não consegue, ou não deseja. No final, dependendo do nível de transe, pode acontecer a amnésia pós-hipnótica, o que não significa que a pessoa ficou inconsciente.

Hipnose é o mesmo que relaxamento?
O relaxamento é um processo que pode levar à hipnose, e por si só já tem os seus benefícios, porém ainda não é hipnose. Para a hipnose, é preciso haver o transe que pode ter níveis variados, e assim permitir o acesso e alteração de processos, lembranças e pensamentos da mente inconsciente.

A hipnose realiza milagres?


Apesar de todas as suas possibilidades, a hipnose trabalha na esfera do humano, o que ainda assim nos intriga, pois ninguém sabe ao certo até que ponto se pode chegar, por exemplo na cura física, até mesmo de doenças graves como o câncer.

Uma pessoa hipnotizada revela os seus segredos?


A pessoa só revela o que ela aceita revelar, e também o que ela acredita ser a verdade.

Uma pessoa hipnotizada, faz tudo o que o hipnotizador quer que ela faça?


A pessoa em transe nunca fará nada que ofenda sua moral, nem seu instinto vital.