Está muito ocupado? Isso pode fazer bem ao cérebro

1 de junho de 2016 at 15:15

De acordo com um novo estudo, o acúmulo de tarefas está relacionado a uma melhor capacidade de processar informações, raciocínio e memória

Você anda estressado com a quantidade excessiva de tarefas a cumprir? Um novo estudo acabou de mostrar que isso pode fazer bem ao cérebro. A pesquisa, publicada recentemente no periódico científico Frontiers in Aging Neuroscience, mostrou que pessoas ocupadas têm mentes mais rápidas e melhor memória.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade do Texas, em Dallas, nos Estados Unidos, pediram que 330 participantes saudáveis, com idade entre 50 e 80 anos, relatassem suas tarefas diárias. Em seguida, os voluntários foram submetidos a uma bateria de exames.

Os resultados mostraram que independentemente do nível de instrução individual, ter um dia a dia mais atarefado está relacionado a um cérebro mais saudável. Os participantes mais ocupados mostraram-se capazes de processar informações mais rapidamente, tinham melhor memoria, raciocínio e vocabulário do que aqueles com um cotidiano mais tranquilo. Essas pessoas também apresentaram melhor memória episódica – habilidade de lembrar acontecimentos específicos.

“Nós mostramos que as pessoas que relatam níveis elevados de atividade diária tendem a ter melhor cognição, especialmente no que diz respeito à memória para obter informações aprendidas recentemente”, disse Sarah Festini, uma das autoras do estudo.

De acordo com os cientistas, o acúmulo de tarefas ao longo do dia aumenta a oportunidade de aprender novas atividades, o que ajuda a manter o cérebro ativo.