Paciente toca violino durante cirurgia no cérebro: veja o vídeo

13 de setembro de 2014 at 17:54

Um vídeo divulgado nesta semana por médicos do Centro Médico Sourasky, em Israel, mostrou uma paciente tocando violino durante uma cirurgia no seu cérebro. Naomi Elishuv, a paciente, era violinista da Orquestra Sinfônica da Lituânia e se submeteu à operação para tratar um problema de tremor. Como o cérebro é um órgão que não sente dor, Naomi recebeu apenas uma anestesia local.

Há 20 anos a violinista foi diagnosticada com tremor essencial, uma doença do movimento sem causa específica caracterizada por tremores rápidos que acometem, usualmente, braços e pernas. Por falta de um tratamento eficaz, Naomi abandonou o violino. “Minha grande paixão é tocar, mas, por muitos anos, eu tive que deixar a carreira profissional de lado e apenas dar aulas”, disse Naomi ao jornal The Jerusalem Post.

Para sanar o tremor, os médicos implantaram um marca-passo na região do tálamo — que é responsável pelo tato —, no cérebro de Naomi. Enquanto ela tocava o violino na operação, os cirurgiões puderam encontrar o ponto exato do problema e identificar a quantidade de estímulos elétricos necessária para curar o distúrbio. No decorrer do procedimento, o tremor diminuiu e a paciente conseguiu tocar o instrumento com mais habilidade.