Como o TDAH impacta a sua vida profissional

14 de dezembro de 2015 at 1:53

Como o TDAH impacta a sua vida profissional

A falta de organização e dificuldade de terminar projetos podem levar ótimos profissionais ao fracasso por não saberem que possuem déficit de atenção.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), caracteriza-se pela dificuldade de concentração, agitação de maneira hiperativa e comportamento impulsivo, o que pode desencadear diversos problemas emocionais e de saúde.

Businessman covered with memos on white background

A pessoa pode ter a doença classificada em um grau leve, moderado ou grave.Ainda não há consenso na medicina sobre as causas exatas do TDAH, mas conforme o Dr. Marcelo Maroni, causas genéticas e fatores ambientais estão relacionados ao desenvolvimento  do DDA. Algumas causas possíveis são: problemas durante a gravidez ou no parto, hereditariedade e exposição a substâncias tóxicas.

Segundo o Dr. Marcelo Maroni, para o déficit de atenção em adultos ser diagnosticado, a pessoa deve apresentar pelo menos seis sintomas relacionados a desatenção e a hiperatividade. Além disso, os sintomas devem aparecer não apenas em casa, mas em outros ambientes, por um tempo maior que seis meses.

O que se entende por sintomas de dificuldade de concentração

- Descuidos que levam a erros;

- Falta de atenção a detalhes;

- Dificuldade em desempenhar funções específicas;

- Não seguir orientações;

- Desatenção às tarefas cotidianas;

Sintomas da hiperatividade:

- Movimentos de pés e mãos de maneira agitada;

- Falar muito e com frequência;

- Inquietação e conduta acelerada;

- Dificuldade em manter silêncio e ficar sentado para realizar alguma atividade;

As exigências da vida moderna em processar uma grande quantidade de informações e desempenhar inúmeras funções simultâneas pode prejudicar o desempenho profissional de adultos com TDAH. Isso não significa que uma pessoa com dificuldade de concentração não possa trabalhar realizando tarefas com eficiência.

Geralmente quem tem TDAH costuma perder as chaves com frequência, deixar aparelhos ligados, esquecer de pagar contas e faltar em reuniões importantes e em outros compromissos. Além disso, algumas tarefas podem ficar pendentes. A falta de organização e dificuldade de terminar projetos levam ótimos profissionais ao fracasso por não saberem que possuem a doença.

Esse transtorno neurológico aparece na infância e prejudica a vida da criança, porém o déficit de atenção em adultos pode ter sintomas diferentes da hiperatividade identificada quando criança. S

egundo o Dr. Marcelo Maroni, ao estar consciente do reflexo desse transtorno na vida profissional e seguindo um tratamento conforme orientação psiquiátrica, a pessoa poderá ter um bom desempenho no trabalho e uma carreira de sucesso.

Considerações finais

De acordo com o Dr. Marcelo Maroni, os medicamentos são de grande ajuda para controlar os sintomas de déficit de atenção em adultos. Quemtem TDAH  precisa ser diagnosticado por um médico psiquiatra que irá prescrever a medicação adequada para esse transtorno. Dessa forma, o profissional poderá ter um bom rendimento no trabalho e melhorar sua qualidade de vida.